Sunday, May 20, 2007

E com os antibióticos?

Foram preparados meios de cultura com antibiótico (amoxilina) e sem antibiótico. Foram obtidas culturas de duas formas diferentes:
- deixando os meios de cultura ao ar durante 15minutos
- realizando repicagens a partir dos meios de cultura obtidos na fase anterior da experiência
Realizaram-se também culturas de controlo
Meio de cultura deixado ao ar durante 15minutos
Meio de cultura deixado ao ar durante 15 minutos
Meio de cultura com antibiótico deixado ao ar
Meio de cultura com antibiótico deixado ao ar

Controlos dos meios de cultura sem antibiotico e com antibiótico

Meios de cultura com antibiótico repicados das culturas obtidas na fase anterior da experiencia


Meios de cultura sem antibiótico repicados a partir das culturas obtidas na fase anterior da experiência

Numa fase posterior pretendeu-se observar a influência da presença de antibióticos sobre o desenvolvimento das colónias de micróbios. Dado que o tipo de colónias que se desenvolveram foram essencialmente de fungos, a presença de antibióticos no meio de cultura não parece ter tido uma influência negativa no seu desenvolvimento. Contudo os alunos puderam observar que por essa razão não seria possível determinar a influência das diferentes concentrações de antibióticos no desenvolvimento das culturas. Desta forma ficou evidente que o processo de desenvolvimento do método cientifico é dinâmico e que depende dos resultados obtidos num determinado momento. Assim sendo são os resultados obtidos num determinado momento que permitem questionar o plano de trabalho inicialmente traçado e que apontam para novas pistas de investigação. Assim ficou claro que também deveria ser testada a influência de antifungícos no processo de senvolvimento destes organismos.

Interpretação dos resultados

Os alunos verificaram que a maior arte dos locais estavam contaminados por microrganismos. Foram observadas principalmente colónias de fungos. Tal significa que a maior parte dos locais em que se toca, contem fungos cujas colónias se desenvolvem quando em meio apropriado.

Foram encontrados sitios que parecm estar livre da presença destes microorganismos ( tábua de cortar alimentos da cantina ou os tabuleiros). De facto estes locais, aquando da recolha das amostras tinham acabado de ser limpos, o que pode explicar a ausencia de contaminação detectável pelo método usado neste trabalho.

http://www.microbiologia.vet.br/ImagensMicologia.htm

Saturday, May 19, 2007

E os resultados?

As amostras recolhidas pelos alunos foram colocadas em estufa durante três dias a 29ºC
Chão do corredor da escola
Caixote do lixo da cozinha
Balcão da reprografia
Tábua de cortar os alimentos
Corrimão dos alunos
Corrimão dos alunos
Balcão da papelaria
Porta dos alunos
Balcão dos serviços admnistrativos
Interruptor da sala de Ciências
Teclado do computador
Casa de banho das raparigas
Telefone do PBX
Casa de banho dos rapazes
Balcão do Bufete
Tabuleiro da cantina
Mesa dos alunos

Mesa da cozinha

cientistas em acção















Preparação dos meios de cultura Esterelização do material














Meios de Cultura Etiquetagem das amostras



Recolha de amostras












Vamos explorar? Mãos à obra.

Os trabalhos desenvolvidos serviram de pretexto para que os alunos ficassem a conhecer quer as metodologias quer o funcionamento de algumas tecnologias utilizáveis em Microbiologia.

Actividades de pesquisa

Neste âmbito os alunos desenvolveram actividades de pesquisa bibliográfica ou na Internet. Os temas abordados neste âmbito permitiram desenvolver conteúdos abordados no 9º ano relacionados com a implementação de medidas de acção para a promoção da saúde.
Os alunos foram orientados na sua pesquisa tendo em consideração os seguintes tópicos: Processos e métodos científicos; Conhecimentos básicos sobre micróbios e seres vivos em geral; Utilização do microscópio; Observação de diferentes tipos de bactérias ( leveduras do pão e iogurte); Influencia dos antibióticos nos micróbios; Cálculo de concentrações de substâncias numa solução; Técnicas de assepsia; Manuseamento de material de laboratório; Acção de diferentes factores do ambiente sobre os micróbios.
Obtenção de dados;
No espaço do laboratório que funcionou sob a forma de um Clube de Ciência, os alunos realizaram actividades que envolveram a execução dos seguintes protocolos laboratoriais:
Ø Produzir meios de cultura adequados à obtenção de colónias de bactérias.
Ø Recolher amostras de diferentes tipos de objectos presentes em variados sectores do meio escolar (por exemplo: sanitários, cozinha, salas de aula, balcões do bar etc).
Ø Produzir colónias de micróbios a partir das recolhas realizadas.
Ø Observar a influência da presença de antibióticos sobre o desenvolvimento das colónias de micróbios.
Ø Observar a influência das diferentes concentrações de antibióticos sobre o desenvolvimento das colónias de micróbios.
Ø A partir destas actividades os alunos puderam realizar um estudo comparativo dos diferentes locais da escola no que respeita à presença de micróbios.

Processamento/tratamento de dados;
Nesta actividade os alunos procederam à sistematização de toda a informação obtida de forma a permitir uma análise posterior rigorosa e objectiva. Para tal os alunos foram iniciados ou levados a desenvolver a utilização de meios informáticos.

Divulgação de resultados.
Procurou-se que a divulgação das observações fossem realizadas de uma forma rigorosa e objectiva mas simultaneamente «acessível» a toda a comunidade. Assim apostou-se na construção de páginas para divulgação, na internet dos resultados dos estudos efectuados.

O que pretendemos com este projecto?

Num mundo onde vive cada vez mais depressa torna-se urgente desenvolver nos alunos a competências que lhes permitam analisar e compreender o mundo à sua volta de forma racional.
Saber o que é e como funciona a Ciência é importante para que esta não seja vista como um produto de consumo rápido mas sim como o resultado de um processo longo de pesquisas e da aplicaçãoda metodologias inerentes às ciências experimentais.
Sendo assim o projecto desenvolvidos pretendeu desenvolver actividades cujo objectivo foi:
•Desenvolver a motivação pela aprendizagem das Ciências Experimentais.
•Desenvolver nos alunos, a vontade de aprender, o gosto pela pesquisa o espírito de iniciativa e a criatividade.
•Desenvolver a capacidade de compreender a tecnologia actual e a sua aplicação no domínio da investigação.
•Possibilitar o domínio de alguns processos de conhecimento da realidade envolvente (observação, sistematização das observações, formulação de problemas) assumindo uma atitude de permanente pesquisa.
•Estimular a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação no processo de aprendizagem, nomeadamente, na pesquisa de informação, na produção de documentos, no tratamento automático de dados e na apresentação e divulgação de trabalhos.
•Promover a interdisciplinaridade no âmbito das ciências experimentais.

A equipa

Este é um projecto para os alunos da nossa escola!

A ideia

Procurar os micróbios na escola foi a ideia acolhida pelos alunos da Escola EB23 de Maceda para desenvolverem um projecto no âmbito do ensino experimental das ciências. Este projecto foi apresentado ao concurso de ideias integrado no prémio Ciência na Escola, iniciativa da Fundação Ilidio Pinho. A autoria e coordenação são da docente Fátima Lopes e conta com a colaboração dos restantes professsores do Departamento de Ciências Naturais pertencentes aos grupos de ciências Fisico-Químicas e Ciências Naturais pelo que se pode considerar tratar-se de um projecto interdisciplinar.