Saturday, May 19, 2007

Vamos explorar? Mãos à obra.

Os trabalhos desenvolvidos serviram de pretexto para que os alunos ficassem a conhecer quer as metodologias quer o funcionamento de algumas tecnologias utilizáveis em Microbiologia.

Actividades de pesquisa

Neste âmbito os alunos desenvolveram actividades de pesquisa bibliográfica ou na Internet. Os temas abordados neste âmbito permitiram desenvolver conteúdos abordados no 9º ano relacionados com a implementação de medidas de acção para a promoção da saúde.
Os alunos foram orientados na sua pesquisa tendo em consideração os seguintes tópicos: Processos e métodos científicos; Conhecimentos básicos sobre micróbios e seres vivos em geral; Utilização do microscópio; Observação de diferentes tipos de bactérias ( leveduras do pão e iogurte); Influencia dos antibióticos nos micróbios; Cálculo de concentrações de substâncias numa solução; Técnicas de assepsia; Manuseamento de material de laboratório; Acção de diferentes factores do ambiente sobre os micróbios.
Obtenção de dados;
No espaço do laboratório que funcionou sob a forma de um Clube de Ciência, os alunos realizaram actividades que envolveram a execução dos seguintes protocolos laboratoriais:
Ø Produzir meios de cultura adequados à obtenção de colónias de bactérias.
Ø Recolher amostras de diferentes tipos de objectos presentes em variados sectores do meio escolar (por exemplo: sanitários, cozinha, salas de aula, balcões do bar etc).
Ø Produzir colónias de micróbios a partir das recolhas realizadas.
Ø Observar a influência da presença de antibióticos sobre o desenvolvimento das colónias de micróbios.
Ø Observar a influência das diferentes concentrações de antibióticos sobre o desenvolvimento das colónias de micróbios.
Ø A partir destas actividades os alunos puderam realizar um estudo comparativo dos diferentes locais da escola no que respeita à presença de micróbios.

Processamento/tratamento de dados;
Nesta actividade os alunos procederam à sistematização de toda a informação obtida de forma a permitir uma análise posterior rigorosa e objectiva. Para tal os alunos foram iniciados ou levados a desenvolver a utilização de meios informáticos.

Divulgação de resultados.
Procurou-se que a divulgação das observações fossem realizadas de uma forma rigorosa e objectiva mas simultaneamente «acessível» a toda a comunidade. Assim apostou-se na construção de páginas para divulgação, na internet dos resultados dos estudos efectuados.

No comments: